domingo, 3 de abril de 2011
Bases para sua conduta - Carlos Bernardo González Pecotche
"Sempre que estiver diante de situações desalentadoras, em qualquer momento de sua vida, confie primeiro firme e decididamente em Deus. O simples fato de pensar em Deus será o bastante para reconfortar seu espírito, animando-o e livrando-o das angústia que o atormentem. Mas seja grato recordando-o também nos momentos de felicidade.
Dedique todo o tempo possível ao estudo com fé e entusiasmo a tudo que possa vir a lhe ser útil, até que o estudo o seduza a ponto de faze-lo com prazer.
Faça da observação um hábito, anotando-as até que se torne natural em você e adquira eficácia. Isso o tornará fértil em idéias construtivas e felizes, pois Deus o ajudará a criar pensamentos originais e fecundos.
Busque suas conquistas, mas não pretenda-as em pouco tempo. Nunca se queixe por trabalhar demais, mas sim por não fazer mais do que faz. Una o esforço á inteligência; você aproveitará melhor o tempo, trabalhará menos e fará mais. Planeje hoje o que fará amanhã, isso tornará seu trabalho mais fácil e eficiente. Todo tempo livre, dedique-o a aprender o que não sabe, e faça-o logo, como se fosse necessitar disso num futuro imediato.
A atenção é sinal de consciência; nunca permita que ela se ausente de sua vida.
Aproxime-se de Deus pelo conhecimento consciente. O processo de evolução consciente torna possível ao homem, ultrapassar suas limitações e encontrar as chaves de sua própria existência.
Você deve ter presente que o homem não pode ser um simples ente vegetativo, obediente tão-só às necessidades da vida material ou aos impulsos primários do instinto, mas sim a figura central de uma existência que se multiplica nas obras, nos afetos, nas palavras; uma existência que triunfa nas lutas contra o mal e avança conquistando o bem.
Ocupe parte de seu tempo em diversões sãs e agradáveis, pois isso proporciona descanso á sua mente e desafogo às exigências naturais de seu ser.
Nunca faça mal a ninguém e, evite com seu conselho que outros o façam. Devo advertir-lhe que o simples fato de fazer o bem já é uma bênção de Deus; portanto, não se sinta incomodado se, alguma vez, receber ingratidão pelo bem que fizer.
Esforce-se em ser sociável; é conveniente que você amplie o círculo de suas relações. Seja agradável, e obterá como resultado ser bem acolhido onde for. Ninguém auxilia aquele que lhe é indiferente. Seja discreto e expresse seu pensamento só quando dominar um assunto. Quem fala do que não sabe, se diminui perante os demais.
Faça o possível para que seu espírito participe amplamente de sua vida; recorde-o com freqüência.
Coloque-se sempre de frente para a vida, porque, se não o fizer, estará dando as costas à realidade.
Quando um semelhante o confiar um segredo, pense que esse é seu e de Deus. Se o divulgar, ele deixará de ser seu e de Deus para pertencer á malícia alheia.
Trate bem seus amigos; para isso você necessitará de paciência e tolerância. Um amigo não guarda ressentimento por eventuais diferenças - esquece-os e age como se nada tivesse acontecido.
Seja precavido, e cuide do que você tem, conservando-o como algo sagrado, porque sagradas foram também as lutas e os padecimentos que se sofreram para possuí-lo. Cuide para que seus gastos não excedam seus rendimentos.
O maior dos bens que você pode possuir ? recorde isso sempre ? é sua própria cultura, ou seja, sua ascensão aos elevados pináculos do saber.
Trate em todo momento de ser útil, porém faça-o de acordo com suas possibilidades reais.
Você deverá tomar cada fracasso como princípio de triunfo, sempre que dele extraia o elemento que lhe faltou para vencer. A cada emoção pessimista, oponha logo outra otimista e estimulante; e faça isso com plena consciência de sua eficácia.
Interessar-se por novos motivos ajuda a viver em permanente juventude.
A felicidade é algo que a vida nos outorga atravésde pequenas porções de bem."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Andréia, tudo bem? Espero que sim.
ResponderExcluirQue felicidade tenho em meu peito de saber que você é mais uma estudante de Logosofia, fico extremamente entorpecido de alento por saber.
No meu blog também posto idéias logosóficas, não postei muitas, mas estou tentando a cada dia, tenho dois blogs um " Portiblog do Diego" e "Filogosofando", tento propagar o conhecimento Filosófico, Logosófico, Sociologico, Antropologico, Histórico Físico e Matemático. Adoro estudar e trocar idéias com pessoas que também gostam de difundir o conhecimento. Me tornei seu seguidor e por gentiliza me inclua na sua lista de nomes para receber atualizações do seu blog, é muito difícil encontrar estudantes de logosofia na net.
Se quiser entrar em meus blogs aqui estão os links:http://portifoliogradfisica.blogspot.com/
http://filogosofando.blogspot.com/
Felicidades, Paz e esteja com Deus.
Diego Elias
Boa noite, Diego!
ExcluirEstou muito em falta com o Blog!!! Apenas hoje estou vendo os comentários feitos nas postagens... podia ser como no facebook com alertas de mensagens..rs Aprecio muito a filosofia, logosofia... os estudos de uma forma geral... Fico feliz que siga meu blog!!! Será um prazer trocar conhecimentos!!
Felicidades!!